segunda-feira, 4 de abril de 2011

Plano Anual 4o ano

EMEIF MARIA ODNILRA CRUZ MOREIRA


PLANO DE CURSO




PORTUGUÊS




“Quando uma criança humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda energia de sua alma, todo universo conspira a seu favor.”

(Goethe)



4ª SÉRIE – ENSINO FUNDAMENTAL – ANO: 2010

OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO:

• Expandir o uso da linguagem em distâncias privadas e utilizá-las com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários.
• Compreender os textos orais e escritos com as quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente.
• Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.










CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


I ETAPA


- Textos
• Você e seus direitos.
• O reizinho mandão
• Suriá
• Irapuru, o canto que encanta
• Papa – capim em: Potira

- Aspectos Gramaticais
• Alfabeto
• Letra e fonema
• Encontro vocálico, consonantal e dígrafo
• Sílaba (número e tonicidade)

- Ortografia:
• s/z, c/ç/s/ss/sc/sç/x/xc

- Escrita
• História em quadrinhos
• Resumo






III ETAPA


- Textos
• Lixo e desperdício tudo se transformador
• O velho vira novo
• Visita a mildendo
• Valentes do deserto
• Medo, medinho, medão
• O medo

- Aspectos gramaticais
• Acentuação dos monossílabos, palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
• Adjetivo
• Numeral
• Pronome

- Ortografia
• x/ch, qu/gu
• Uso dos porquês
• Mas/mais

• Escrita
• Cartaz
• Cartão – postal
• História (começo, meio e fim)


II ETAPA


- Texto
• Anta – cachorro
• O lobisomem
• Saci – pururuca
• O pavão e a garça
• A palha e o fósforo

- Aspectos Gramaticais
• Sílaba (número e tonicidade)
• Substantivo (gênero, número e grau)
• Artigo

- Artigo
• m/n, l/u, r/rr
• Mau/mal

- Escrita
• Linguagem oral e escrita
• “Causo”
• Fábula
IV ETAPA


- Textos
• Um sapato em cada pé
• Crianças especiais
• Trem de ferro
• Limerques
• O circo
• Arrelia

- Aspectos gramaticais
• Advérbio (identificação e classificação)
• Verbo (modo, tempo e conjugação)
• Oração, sujeito e predicado

- Ortografia
• Am/ão
• Atrás/ traz

- Escrita
• Poema
• Texto




PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: PORTUGUÊS SÉRIE: 4ª ETAPA: 1ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 1 e 2
- Textos (leitura, interpretação e vocabulário);
• Alfabeto;
• Letra e fonema;
• Encontro vocálico;
• Encontro consonantal;
• Dígrafo;
• Sílaba (número e tonicidade);

- Ortografia:
• s/z, c/ç/s/ss/sc/sç/x/xc;

- Produção
• História em quadrinhos;
• Resumo; • Compreender os textos lidos;
• Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para melhorar a capacidade de compreensão e expressão, tanto em situações de comunicação escrita quanto oral;
• Identificar elementos da narrativa e aspectos linguisticos;
• Considerar o nível de complexidade dos diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos, na realização das atividades; • Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguistica valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam;






PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: PORTUGUÊS SÉRIE: 4ª ETAPA: 2ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 3 e 4
- Texto (leitura, interpretação e vocabulário);
• Sílaba;
• Substantivo (identificação, classificação, formação, gênero, número e grau);
• Artigo;

- Artigo
• m/n, l/u, r/rr;
• Mau/mal;

- Produção
• Linguagem oral e escrita;
• “Causo”;
• Fábula; • Conhecer, aplicar e respeitar as diferentes variedades linguísticas;
• Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
• Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar as dos outros contrapondo-os quando necessário; • Conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia;






PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: PORTUGUÊS SÉRIE: 4ª ETAPA: 3ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 5, 6 e 7
- Textos (leitura, interpretação e vocabulário);
• Acentuação dos monossílabos, palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
• Adjetivo;
• Numeral;
• Pronome;

- Ortografia
• x/ch, qu/gu;
• Uso dos porquês;
• Mas/mais;

- Produção
• Cartaz;
• Cartão – postal;
• História (começo, meio e fim); • Desenvolver habilidades de leitura para compreensão, a fim de identificar os vários gêneros de textos;
• Identificar e reconhecer os elementos estruturais da língua;
• Desenvolver a capacidade de gerar e organizar idéias na produção de textos;

• Considerar o nível de aprofundamento possível de cada conteúdo, em função das possibilidades de compreensão dos alunos nos diferentes momentos do seu processo de aprendizagem;
• Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;



PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: PORTUGUÊS SÉRIE: 4ª ETAPA: 4ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 8, 9 e 10
- Textos (leitura, interpretação e vocabulário);

• Advérbio ;
• Verbo (modo, tempo e conjugação);
• Oração, sujeito e predicado;

- Ortografia
• Am/ão;
• Atrás/ traz;

- Produção
• Poema;
• Texto (narrativo); • Refletir sobre as idéias veiculadas no texto;
• Promover condições para que os alunos adquiram determinadas habilidades e procedimentos que facilitem aprendizado e a inserção social; • Estabelecer semelhanças e diferenças entre a linguagem falada e a linguagem escrita; • Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer o uso de informações contidas nos textos;
• Identificar aspectos relevantes e coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes, fazer resumos, narrativas, descrições, etc;




EMEIF MARIA ODNILRA CRUZ MOREIRA


PLANO DE CURSO




HISTÓRIA




“Quando uma criança humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda energia de sua alma, todo universo conspira a seu favor.”

(Goethe)



4ª SÉRIE – ENSINO FUNDAMENTAL – ANO: 2010





OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO:

UNIDADE I
• Apresentar os povos que ocupavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus e enfatizar a relação entre o que lhes aconteceu desde então.
• Enfatizar a situação dos povos indígenas atuais enfocando o modo de vida de algumas dessas comunidades a partir de sua cultura material.

UNIDADE II
• Apresentar alguns elementos da cultura e do modo de vida das tribos tupis, que dominavam a maior parte do litoral brasileiro, levando os alunos a perceber a especificidade do olhar europeu sobre a cultura indígena e o contraste com seus hábitos e costumes, desconstruindo imagens estereotipadas e caricaturais dos povos indígenas.

UNIDADE III
• Enfocar motivações e os problemas enfrentados pelos navegantes portugueses, fundamentando a importância do comércio das especiarias com as navegações.

UNIDADE IV
• Discutir o processo de ocupação do território brasileiro e os conflitos decorrentes, bem como a divisão do “Nosso Mundo” pelo Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha.

UNIDADE V
• Apresentar e discutir as relações econômicas e culturais entre a África e o Brasil a partir da chegada dos portugueses ao continente africano.

UNIDADE VI
• Refletir sobre as transformações poéticas, econômicas, sociais e culturais ocasionadas pela transferência da corte real portuguesa para o Brasil.

UNIDADE VII
• Problematizar a transição do trabalho escravo para o trabalho livre a partir do processo de abolição da escravatura e da imigração em massa para o Brasil.

UNIDADE VIII
• Discutir o processo de imigração para o Brasil no século XX.
• Abordar os grupos de imigrantes (japoneses, sírio-libaneses, judeus e chineses) apresentando suas características culturais e ressaltando suas contribuições para a sociedade brasileira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


I ETAPA

- Os primeiros habitantes do Brasileira
• O Brasil antes dos brasileiros
• Onde vivem os indígenas hoje

- O encontro de duas culturas
• O encontro de brancos e indígenas
• Os povos indígenas na época da chegada dos portugueses

III ETAPA

- A África Atlântica e o Brasil
• Do outro lado do atlântico
• Do lado de cá do atlântico

- A família real portuguesa chega ao Brasil
• A corte chega ao Rio de Janeiro
• O Rio de Janeiro passa por mudanças

II ETAPA


- As viagens portuguesas
• Do outro lado do março
• Terra à vista

- Invasões estrangeiras no Brasil
• O Tratado de Tordesilhas
• Franceses e holandeses no Brasil
IV ETAPA


- Pessoas do mundo inteiro chegam ao Brasil
• O fim do trabalho escravo no Brasil
• A vida dos imigrantes no Brasil

- O século XX, uma nova onda de imigração
• Os imigrantes japoneses
• As outras comunidades imigrantes no Brasil






PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE: 4ª ETAPA: 1ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 1
- Os primeiros habitantes do Brasileira;
• O Brasil antes dos brasileiros;
• Onde vivem os indígenas hoje;

UNIDADE 2
- O encontro de duas culturas;
• O encontro de brancos e indígenas;
• Os povos indígenas na época da chegada dos portugueses;

• Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil na pré-história;
• Ler e confrontar hábitos cotidianos dos antepassados dos índios;
• Descobrir como vivem os índios no presente;
• Observar e comparar mapas da distribuição dos índios no Brasil;
• Desenvolver o conceito de manejo sustentável;
• Perceber as diferenças culturais de índios e portugueses;
• Perceber a especificidade do olhar europeu aos hábitos indígenas;
• Desenvolver noção temporal de século;
• Descobrir características culturais dos tupis-guaranis no passado;
• Conhecer exemplos da tradição indígena no nosso cotidiano;
• Levantar hipóteses sobre a intenção das pinturas rupestres;
• Discutir a importância da preservação do sítio arqueológico;
• Comparar e identificar diferenças culturais;
• Ler e comparar mapas;
• Citar exemplos de influências indígenas no nosso cotidiano; • Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural;
• Demonstrar respeito às diferenças culturais;


PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE: 4ª ETAPA: 2ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDAE 3
- As viagens portuguesas;
• Do outro lado do março;
• Terra à vista;

UNIDADE 4
- Invasões estrangeiras no Brasil;
• O Tratado de Tordesilhas;
• Franceses e holandeses no Brasil; • Descobrir o contexto e as motivações e suas dificuldades cotidianas;
• Apontar exemplos das primeiras relações comerciais entre índios e europeus;
• Desenvolver conceito de capitania hereditária;
• Reconhecer exemplos de especiarias e de instrumentos de navegação;
• Entender o contexto e os conflitos do processo de ocupação do território brasileiro;
• Problematizar o significado do Tradado de Tordesilhas;
• Discutir o contexto da invasão francesa e holandesa e suas influências culturais no processo de ocupação do território brasileiro;
• Relacionar o desenvolvimento tecnológico e as motivações econômicas das navegações portuguesas e espanholas;
• Compreender causas e consequências dos conflitos dos primórdios da colonização;
• Relacionar os ataques ao território brasileiro por franceses e holandeses como consequência da não aceitação do Tratado de Tordesilhas; • Desenvolver a noção de respeito e a atitude de preservação do meio ambiente a partir da história da exploração do pau-brasil;
• Demonstrar respeito e preocupação com a preservação do meio ambiente;
• Ler e valorizar obras artísticas da época percebendo a natureza e os aspectos cotidianos;




PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE: 4ª ETAPA: 3ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 5
- A África Atlântica e o Brasil;
• Do outro lado do atlântico;
• Do lado de cá do atlântico;

UNIDADE 6
- A família real portuguesa chega ao Brasil;
• A corte chega ao Rio de Janeiro;
• O Rio de Janeiro passa por mudanças;
• Perceber as diferenças étnicas e culturais no interior da África;
• Contextualizar a chegada dos portugueses na áfrica, discutindo as condições gerais de transporte e trabalho escravo no Brasil;
• Apresentar exemplos da luta e da resistência escrava;
• Refletir sobre a importância das tradições africanas na cultura brasileira;
• Problematizar as mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da chegada da família real ao Brasil;
• Discutir as mudanças na vida cotidiana;
• Apontar exemplos de cerimônias trazidas pela corte portuguesa;
• Compreender as relações de poder entre o senhor e os escravos;
• Citar exemplos de resistência e luta da população escrava;
• Identificar aspectos da escravidão no Brasil a partir da leitura de imagens;
• Refletir sobre a importância dos parques públicos no lazer dos habitantes das cidades no presente e no passado;
• Comprometer-se em rejeitar atitudes de racismo, intolerância e preconceito;




PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE: 4ª ETAPA: 4ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 7
- Pessoas do mundo inteiro chegam ao Brasil;
• O fim do trabalho escravo no Brasil;
• A vida dos imigrantes no Brasil;

UNIDADE 8
- O século XX, uma nova onda de imigração;
• Os imigrantes japoneses;
• As outras comunidades imigrantes no Brasil;
• Problematizar a transição do trabalho escravo para o livre a partir da chegada dos imigrantes ao Brasil;
• Reconhecer a importância do depoimento oral para a construção da história do indivíduo, da família e da sociedade;
• Conhecer e comparar o cotidiano do trabalho imigrante e refletir sobre suas dificuldades;
• Contextualizar a chegada dos imigrantes;
• Perceber e valorizar as trocas culturais entre imigrantes e nativos. Observando as semelhanças e diferenças de hábitos e costumes;
• Conhecer a profissão de mascate;
• Exercitar a leitura a interpretação e a capacidade de escrita;
• Compreender a transição do regime escravocrata para o trabalho assalariado;
• Perceber a relação do aumento de imigrantes nas zonas urbanas ao crescimento das cidades;
• Observar as dificuldades na adaptação dos emigrantes relacionando-as a diferenças de hábitos e costumes; • Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro;
• Investigar sobre a contribuição de diferentes povos para a formação da cultura brasileira;
• Interessar-se e perceber o valor dos depoimentos orais como fonte de reconstrução do passado;





EMEIF MARIA ODNILRA CRUZ MOREIRA


PLANO DE CURSO




CIÊNCIAS




“Quando uma criança humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda energia de sua alma, todo universo conspira a seu favor.”

(Goethe)



4ª SÉRIE – ENSINO FUNDAMENTAL – ANO: 2010





OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO:


• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.
• Colocar em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar através da apropriação dos conteúdos estudados.
• Valorizar o trabalho em grupo sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva de conhecimentos.









CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



I ETAPA

UNIDADE 9: Investigando o passado
• A origem da Terra
• Divisão em continentes
• O surgimento da vida
• O reinado dos répteis
• Os fósseis
• O surgimento do ser humano

UNIDADE 4: As características da atmosfera terrestre
• A atmosfera
• O ar e suas propriedades
• Uma força da natureza
• Pressão e altitude
• Temperatura do ar
• Umidade do ar
• Influência do tempo no dia a dia










III ETAPA

UNIDADE 8: Tratamento do lixo
• A produção do lixo
• A coleta e o destino do lixo
• Reutilizar o lixo
• Reciclar o lixo
• Tempo de decomposição de alguns materiais
• Destino inadequado do lixo

UNIDADE 6: Funções vitais das plantas
• Os vegetais e a energia do solar
• A fotossíntese
• Transpiração
• Plantas parasitas
• Reprodução dos vegetais
• A Flor por dentro
• Plantas que podem prejudicar a saúde









II ETAPA

UNIDADE 2: Composição e propriedades da água
• A água no planeta Terra
• Composição da água
• Propriedades da água
• Os estados físicos da água
• Mudanças dos estados da água

UNIDADE 3: Cuidados com o solo
• Os usos do solo
• A superfície da Terra
• Alteração da superfície de nosso planeta
• Fertilidade do solo
• Preparo do solo

IV ETAPA


UNIDADE 5: Classificação dos vertebrados e invertebrados
• Semelhanças e diferenças entre os animais
• Animais vertebrados
• Anfíbios
• Animais invertebrados
• Moluscos

UNIDADE 1: Alimentação
• Alimentação equilibrada
• Os nutrientes
• Os grupos dos alimentos
• A pirâmide alimentar
• Alimentos industrializados
• Alimentos artesanais
• Por que os alimentos estragam?
• Conservação dos alimentos

UNIDADE 7: Relações alimentares dos seres vivos
• A alimentação dos seres vivos
• Decompositores
• Cadeia alimentar
• Relações alimentares no mar
• Teia alimentar
• O mundo dos micro-organismos



PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SÉRIE: 4ª ETAPA: 1ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
• UNIDADE 9 : Investigando o passado;
• A origem da Terra
• Divisão em continentes;
• O surgimento da vida;
• O reinado dos répteis;
• Os fósseis;
• O surgimento do ser humano;

UNIDADE 4: As características da atmosfera terrestre
• A atmosfera
• O ar e suas propriedades
• Uma força da natureza
• Pressão e altitude
• Temperatura do ar
• Umidade do ar
• Influência do tempo no dia a dia; • Conhecer e compreender a origem, da Terra;como ela se dividiu dando origem aos continentes e o seu surgimento;
• Entender o aparecimento e o surgimentos dos dinossauros na Terra,bem como sua extinção;
• Identificar os dinossauros como répteis;
• Compreender o processo de identificação dos seres primitivos por meio do estudo dos fósseis;
• Conhecer a explicação cientifica atribuída à origem do ser humano;
• Compreender o conceito da atmosfera;identificar a composição dos gases da atmosfera e compreender como parte deles é utilizada pelos seres vivos;

• Reconhecer as propriedades do ar e os efeitos da pressão atmosférica;
• Conhecer os conceitos de temperatura e umidade do ar;
• Conhecer como as previsões meteorológicas são feitas por profissionais especializados;
Relacionar altitude e quantidade de ar presente na atmosfera e entre altitude e pressão atmosférica;
• Observar as imagens e extrair as informações delas;
• Elaborar registros escritos a partir dos assuntos estudados;
• Coletar informações e selecioná-las ao fazer uma pesquisa;
• Elaborar representações esquemáticas para comunicar os conhecimentos apreendidos;
• Aplicar os conhecimentos interpretando dados meteorológicos veiculados pela mídia,compreendendo termos da área;
• Construir e interpretar dados de gráfico e de linha;

• Observar fenômenos naturais;
• Observar fenômenos naturais;
• Realizar previsões do tempo; • Valorizar a pesquisa científica.
• Respeitar a idéia dos colegas
• Interessar-se pela visão científica sobre a origem da Terra e do ser humano;
• Valorizar os recursos provenientes da natureza;
• Respeitar e valorizar o conhecimento transmitido por profissionais especializados;

















PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SÉRIE: 4ª ETAPA: 2ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 2: Composição e propriedades da água;
• A água no planeta Terra;
• Composição da água;
• Propriedades da água;
• Os estados físicos da água;
• Mudanças dos estados da água;

UNIDADE 3: Cuidados com o solo;
• Os usos do solo;
• A superfície da Terra;
• Alteração da superfície de nosso planeta;
• Fertilidade do solo;
• Preparo do solo; • Recordar a importância da água para os seres vivos; reconhecer que a água como qualquer substância, é formada por elementos e identificar sua fórmula química (H20) da água;
• Identificar as propriedades da água;
• Identificar os estados da água em experimentos e no próprio ambiente;
• Conhecer os termos científicos utilizados para identificar os processos de mudança de estados físicos da água: fusão. solidificação,condensação e vaporização;
• Diferenciar o vapor da fumaça que sai da água quente,uma vez que ele é invisível;
• Recordar a importância do solo para os seres vivos;
• Identificar se as mudanças ocorridas na superfície da Terra foram causadas pela natureza ou pelos seres vivos;
• Diferenciar as mudanças causadas pelos seres humanos e pelos demais seres vivos;
• Identificar os cuidados necessários para com o solo;
• Compreender os processos de adubação, irrigação e drenagem;
• Diferenciar adubo químico de adubo natural; • Realizar experimentos,observar e comparar resultados;
• Testar hipóteses formuladas;
• Observar mudanças dos estados físicos da água e relacioná-las ao dia a dia;
• Elaborar registros escritos de acordo com os estudos feitos;
• Observar as mudanças ocorridas no solo pela ação da natureza, do ser humano, dos outros animais e dos vegetais;
Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre os tipos de cuidado com o solo (drenagem, adubação e irrigação) à situação em que o solo se encontra; • Interessar-se em desenvolver experimentos e buscar respostas para suas hipóteses;
• Valorizar suas idéias ao explicar algo;
• Respeitar as idéias dos colegas;
• Predispor-se a entender os fatos científicos participando dos experimentos de forma atenta;
• Desenvolver e explicar atitudes para valorização da água;
• Valorizar o solo como recurso indispensável aos seres vivos;
• Valorizar o uso racional do solo como forma de preservar esse recurso;
• Interessar-se por leitura de textos informativos;
• Interessar-se por observar as modificações que ocorrem na superfície e no interior do solo;
• Empenhar-se em observar as transformações naturais, presentes no dia a dia;











PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SÉRIE: 4ª ETAPA: 3ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 8: Tratamento do lixo;
• A produção do lixo;
• A coleta e o destino do lixo;
• Reutilizar o lixo;
• Reciclar o lixo;
• Tempo de decomposição de alguns materiais;
• Destino inadequado do lixo;

UNIDADE 6: Funções vitais das plantas;
• Os vegetais e a energia do solar;
• A fotossíntese;
• Transpiração;
• Plantas parasitas;
• Reprodução dos vegetais;
• A Flor por dentro;
• Plantas que podem prejudicar a saúde; • Reconhecer que o lixo é produzido proporcionalmente ao tamanho da cidade;
• Conhecer que há lixo composto por materiais não descompostos, o que faz com que permaneça por mais tempo no ambiente;
• Conhecer os possíveis destinos do lixo;
• Reconhecer a necessidade de reutilizar e de reciclar materiais que vão para o lixo;
• Distinguir os tipos de lixo;
• Identificar que, quando se recicla um material, ele sofre transformações;
• Reconhecer a importância do Sol para os vegetais;
• Conhecer as idéias principais do conceito de energia;
• Relacionar os novos conhecimentos sobre o conceito de energia com informações adquiridas anteriormente em estudos anteriores;
• Distinguir processos de alimentação entre os animais e os vegetais;
• Compreender as etapas gerais da fotossíntese;
• Reconhecer a transformação de energia solar em energia química que ocorre durante a fotossíntese e que resulta na obtenção do alimento do vegetal;
• Aplicar os conhecimentos obtidos identificando e separando o lixo que pode ser reciclado e reutilizado;
• Observar ilustrações e gráficos extraindo informações deles;
• Realizar experimentos com vegetais, levantando hipóteses sobre os possíveis resultados;
• Coletar dados e registar em tabelas, resultados de observação de um experimento;
• Aplicar os conhecimentos obtidos estabelecendo relações entre a reprodução dos animais e dos vegetais;
• Observar imagens e extrair informações delas; • Colaborar para a diminuição da produção do lixo;
• Perceber que, para diminuir o lixo, é necessário mudar de comportamento;
• Refletir sobre a atitude de cada um em relação à produção do lixo e a seu destino;
• Estimular o respeito pelo ambiente;
• Estimular as pessoas a sua volta a rever suas atitudes com relação à produção do lixo;
• Valorizar os vegetais como seres vivos que possuem funções fisiológicas semelhantes às dos animais;
• Ter atitudes de preservação e cuidado com os vegetais;
• Conscientizar-se quanto aos possíveis perigos que um ser humano pode enfrentar na utilização de vegetais desconhecidos;

















PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SÉRIE: 4ª ETAPA: 4ª

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS • OBJ. ATITUDINAIS
UNIDADE 5: Classificação dos vertebrados e invertebrados;
• Semelhanças e diferenças entre os animais;
• Animais vertebrados;
• Anfíbios;
• Animais invertebrados;
• Moluscos;

UNIDADE 1: Alimentação;
• Alimentação equilibrada;
• Os nutrientes;
• Os grupos dos alimentos;
• A pirâmide alimentar;
• Alimentos industrializados;
• Alimentos artesanais;
• Por que os alimentos estragam?;
• Conservação dos alimentos;

UNIDADE 7: Relações alimentares dos seres vivos;
• A alimentação dos seres vivos;
• Decompositores;
• Cadeia alimentar;
• Relações alimentares no mar;
• Teia alimentar
• O mundo dos micro-organismos; • Identificar a diversidade animal;
• Recordar os conceitos de animais vertebrados e invertebrados;
• Identificar as semelhanças e as diferenças existentes entre os animais;
• Identificar os grupos dos vertebrados: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios;
• Identificar características comuns nesses animais(mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios)que os tornam parte de um mesmo grupo;
• Identificar os grupos dos invertebrados: insetos, aracnídeos, crustáceos e moluscos;
• Identificar características comuns nesses animais(insetos, aracnídeos, crustáceos e moluscos) que os tornam parte de um mesmo grupo;
• Reconhecer a importância de uma alimentação saudável para o fornecimento de energia ao corpo;
• Relacionar os alimentos e sua função no organismo;
• Identificar os principais nutrientes presentes nos alimentos compreendendo a função de cada um deles no organismo;
• Reconhecer a importância de beber pelo menos dois litros de água diariamente;
• Diferenciar alimentos energéticos, reguladores e construtores;
• Classificar os diferentes alimentos a partir da função de seus nutrientes;
• Comparar a alimentação de outros tempos com a alimentação dos dias de hoje;
• Distinguir produtos industrializados de produtos naturais;
• Identificar os processos de conservação dos alimentos;

• Conhecer os conceitos de seres produtores, consumidores e decompositores;
• Reconhecer o ser humano como um animal consumidor;
• Identificar animais carnívoros, herbívoros e onívoros;
• Identificar a transferência de energia proveniente do alimento nas relações alimentares;
• Compreender os conceitos de presa e predador;
• Reconhecer a importância do papel dos seres decompositores na natureza;
• Identificar as relações que há entre os seres vivos em uma cadeia alimentar;
• Reconhecer a existência de cadeias alimentares em ambientes aquáticos;
• Reconhecer as possíveis causas de desequilíbrio de uma cadeia alimentar;
• Compreender as relações estabelecidas em uma leia alimentar;
• Aplicar os conhecimentos obtidos sobre os critérios de classificação, identificando animais vertebrados e invertebrados;
• Aplicar os conhecimentos obtidos sobre os critérios de classificação, relacionando as características dos animais ao grupo a que pertencem;
• Coletar informações por meio de pesquisas;
• Testar hipóteses formuladas;
• Observar seres vivos a fazer registros de observação;
• Elaborar cardápios saudáveis e equilibrados;
• Observar imagens e extrair informações delas;
• Observar, comparar, ler e interpretar rótulos de produtos alimentícios;
• Testar hipóteses sobre as relações alimentares entre os seres vivos;
• Aplicar os conhecimentos obtidos classificando os seres vivos de uma cadeia alimentar em produtores, consumidores e decompositores;
• Aplicar os conhecimentos obtidos classificando os seres consumidores em carnívoros, herbívoros e onívoros;
• Organizar dados em uma tabela;
• Construir cadeias e teias alimentares; • Valorizar a função de cada animal na natureza reconhecendo sua importância;
• Respeitar os seres vivos, mesmo que sua aparência o desagrade;
• Valorizar as próprias idéias e critérios quando utilizá-los numa classificação;
• Valorizar e respeitar as idéias dos colegas;
• Conscientizar-se de que os animais só atacam quando se sentem ameaçados. Lembrando que não se deve mexer em animais considerados perigosos como serpentes,escorpiões etc.;
• Contribuir com a higiene do ambiente para que não se estabeleçam foco de doenças e com a própria higiene;
• Valorizar uma alimentação saudável;
• Criar o hábito de prestar atenção aos rótulos dos alimentos no momento da compra;
• Valorizar os alimentos naturais e caseiros, produzidos por meio de técnicas artesanais;
• Respeitar e valorizar os vegetais e animais;
• Ter atitudes críticas em relação à interferência negativa do ser humano no ambiente, provocando o desequilíbrio de cadeias e teias alimentares;
• Reconhecer a existência dos micro-organismos e sua importância para o ser humano;











EMEIF MARIA ODNILRA CRUZ MOREIRA


PLANO DE CURSO



MATEMÁTICA




“Quando uma criança humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda energia de sua alma, todo universo conspira a seu favor.”

(Goethe)



4ª ano – ENSINO FUNDAMENTAL – ANO: 2010






OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO:

• Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
• Resolver situações-problema, sabendo criar e validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocício e processos, como intuição, analogia, estimava e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos e recursos tecnológicos.
• Refletir matematicamente sobre as situações problematizadoras, buscando delinear estratégias de resolução e formulando novos problemas.







CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



I ETAPA

• Sistema de numerção
• Adição e subtração

III ETAPA

• Divisão
• Geometria: figuras geométricas, representação de figuras geométricas.






II ETAPA

• Multiplicação
• Medidas de Grandreza: Dia, Hora, minuto, segundo, milênio, século, década e ano.



IV ETAPA


• As quatro operações com problemas.





PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: 4ª ETAPA: I

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
• Sistema de numeração romano, egípcio e indo-arábico.
• Números de cinco algarismos e seis. Centena de milhar. Ordem e classe.
• Adição e subtração.
• Medidas de tempo: dia, hora, minutos, segundos, milênio, século, década e ano. • Conhecer alguns aspectos do sistema de numeração egípcio e romano para comparar com o nosso sistema.
• Decompor números em classe e ordem.
• Ler e comparar números com até 6 algarismos.
• Resolver situações-problema que envolvam a adição e subtração.
• Calcular resultado exato da adição e subtração com calculo mental e escrito.
• Reconhecer problemas que não podem ser resolvidos por falta de dados.
• Representar medidas de tempo e estabelecer relações entre suas unidades de medidas usuais.
• Apresentar os sistemas romano, egípcio e arábico fazendo comparações.
• Reconhecimento de números no contexto diário.
• Elaborar várias atividades para estimular a resolução de problemas, compreendendo os significados das operações.
• Comparação de grandezas da mesma natureza por instrumentos de unidade de tempo. • Ser capaz de interpretar e produzir escritas numéricas, levando hipóteses, utilizando registros e informais da linguagem matemática.
• Saber posicionar-se criticamente, diante de situações cotidianas, utilizando as operações matemáticas.
• Reconhecer grandezas mensuráveis e utilizar os instrumentos de medida em problemas diários.



PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: 4ª ETAPA: II

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
• Multiplicação
• Divisão • Reconhecer e utilizar os termos da adição.
• Compreender e calcular o resultado de uma multiplicação por decomposição e por meio do algoritmo.
• Reconhecer e utilizar os termos da divisão.
• Relacionar a divisão com a multiplicação e com a subtração.
• Resolver situações-problema envolvendo a idéia de distribuir igualmente.
• Utilizar estratégias pessoais para resolver cálculos de multiplicação.
• Construir os fatos básicos das operações a partie de situações-problema, para construir um repertório a ser utilizado no cálculo. • Confiar na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações-problema.
• Despertar o interesse e a curiosidade por diferentes estratégias de cálculo.






PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: 4ª ETAPA: III

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
• Geometria: figuras geométricas e representação de figuras geométricas. • Identificar figuras planas e não-planas.
• Identificar a largura, o comprimento e a altura das figuras geométricas. • Atividades que favoreçam a identificação e caracterização de formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem. • Sensibilizar para o reconhecimento das formas geométricas presentes na natureza, nas artes e na arquitetura.















PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: 4ª ETAPA: IV

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
• As quatro operações: Adição, subtração, multiplicação e divisão. • Interpretar dados e resolver problemas envolvendo as idéas de distribuir igualmente e soma sucessiva.
• Reconhecer e resolver problemas com excessos de dados ou falta de dados. • Demonstrar como comparar os resultados.
• Realizar simulações evidenciando as operações em diferentes ações que trabalhe os conhecimentos. • Generalizar as operações matemáticas para situações significativas do cotidiano.
• Reconhecer que uma mesma operação está relacionada a diferentes problemas.










EMEIF MARIA ODNILRA CRUZ MOREIRA


PLANO DE CURSO



GEOGRAFIA




“Quando uma criança humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda energia de sua alma, todo universo conspira a seu favor.”

(Goethe)



4ª ano – ENSINO FUNDAMENTAL – ANO: 2010





OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO:
• Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
• Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais.
• Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
• Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las.










CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



I ETAPA

• Municípios, limites e administração.
• Campo e cidade.
• Atividades econômicas no campo: agricultura, pecuária e extrativismo.
• Terra e trabalho no campo.

III ETAPA

• Campo e cidade: espaços que se complementam e se transformam.
• Meios de comunicação e de transporte.
• Migração campo-cidade.
• Cidade: espaço de grandes diferenças sociais; ações e governos e da população.





II ETAPA

• Paisagens urbanas: as cidades
• Organização do espaço da cidade: centro e periferia.
• A industria: as inovações tecnológicas e o trabalho.
• Comercio e serviços: a industria no Brasil.

IV ETAPA

• O relevo.
• A hidrografia.
• O clima: planeta Terra
• A vegetação
• A devastação




PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 4ª ETAPA: I

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
• Município, limites e administração.
• Cidade e campo.
• Atividades econômicas no campo.
• Terra e trabalho no campo. • Identificar diferentes aspectos do município quanto aos limites territoriais, aos elementos que compoẽm as paisagens urbana e rural e a adminitração.
• Perceber as influências das atividades econômicas na organização do espaço rural e reconhecer a desigual distribuição da terra no Brasil. • Demonstrar com fatos e fugeras as diferenças entre o campo e a cidade.
• Representar as atividades econômicas e saus diferenças. • Desenvolver atitudes favoráveis em relção a diferença e importância do campo e da cidade.
• Valorizar as atividades econômicas do município.












PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 4ª ETAPA: II

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
• Paisagens urbanas: as cidades, a cana-de açucar e o ouro.
• A organização do espaço da cidade: centro.
• A industria: inovações tecnologicas e trabalho.
• Comercio e serviço: a industria no Brasil. • Compreender os fatores que influenciaram no surgimento da cidade que faz parte do município onde vive e na organização do espaço urbano atual.
• Perceber a influência das atividades econômicas nas paisagens das cidades e na organização do espaço urbano. • Observar as paisagens que nos cerca e demonstrá-las, através de descrições orais, textuais e desenhos.
• Coletar dados sobre aas industrias que existem em nosso Estado e tipos de comercio. • Despertar o intersse para os diferentes tipos de paisagem, valorizando-as contribuindo para a preservação ambiental.
• Despertar atitudes criticas diante da organização das atividades industriais, com vistas para o desenvolvimento sustentável.












PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 4ª ETAPA: III

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
• Campo e cidade espaços que se completam.
• Meios de comunicação e de transporte.
• Migração do campo para cidade.
• Cidade: espaço de grandes diferenças sociais e ações de governos e da população. • Reconhecer que a relção campo e cidade acontece nos aspectos econômicos, sociais e culturais e, que os meios de transporte são importantes elementos para a interação entre o campo e a cidade.
• Identificar e analisar fatores responsáveis pelo crscimento da população urbana no Brasil, identificando as dificuldades enfrentadas pela população que habita os municípios brasileiros. • Utilizar os daos das atividades anteriores para uma análise comparativa e melhor entender as diferenças entre campo e cidade.
• Construir maquetes das atividades do campo e da cidade. • Valorizar os meios de transporte para favorecer o crescimento das cidades.
• Sensibilizar para entender as causas da migração do campo para a cidade.







PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 4ª ETAPA: IV

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
• O relevo
• A hidrografia
• O clima
• A vegetação
• A devastação da vegetação • Compreender que relevo, hidrografia e clima são elementos naturais interdependentes.
• Identificar as áreas da vegetação natural brasileira que foram alteradas; as causas e as conseqüências dessas alterações. • Apresentar, por meio de gravuras, várias formas de relevo e hidrografia.
• Caracterizar os difentes tipos de clima.
• Avaliar os estragos que ocorreram ao redor do terreno da escola, devido a devastação da vegetação. • Interesse para conhecer as diferentes formas de relavo ao nosso redor.
• Despertar a curiosidade para questionar e interpretar as conseqüências criadas pela devastação.









EMEIF MARIA ODNILRA CRUZ MOREIRA


PLANO DE CURSO




LÍNGUA PORTUGUESA




“Quando uma criança humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda energia de sua alma, todo universo conspira a seu favor.”

(Goethe)



3º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – ANO: 2010

OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO:

• Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
• Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
• Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capaz de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
• Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário.
• Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-la às circunstâncias da situação comunicativa de que participam.
• Conhecer e respeitar as diferentes modalidades linguísticas do Português falado.
• Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I ETAPA
Unidade1- No mundo das palavras
• Tipos de texto: narração e poesia.
• Gêneros Textuais: narração e poesia.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: Letra maiúscula e minúscula. Ordem alfabética e verbete.
• Ortografia: palavras com sílabas terminadas em “r”.
• Produção textual: poema.
Unidade 2 – Se essa rua fosse minha
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: poesia, imagem
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia, polissemia e antonímia.
• Análise da língua: acentos agudo e circunflexo.
• Ortografia: palavras com sílabas terminadas em “s”.
• Produção textual: descritivo.









III ETAPA
Unidade 6 – Histórias que o povo conta
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: conto.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica (compreensiva), sequência de fatos).
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: sinais de pontuação (ponto final, de exclamação e de interrogação).
• Ortografia: palavras escritas com “qu” e “gu”.
• Produção textual: conto.
Unidade 7 – Bom pra cachorro
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: narrativa, reportagem e anuncio.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: reticências.
• Ortografia: palavras escritas com “r” e “rr”.
• Produção textual: anuncio.
II ETAPA
Unidade 3 – A família da gente
• Tipos de texto: narração.
• Gêneros Textuais: narrativa.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia, polissemia e antonímia.
• Análise da língua: sílaba: separação (translineação) e divisão; classificação das palavras quanto ao número de sílabas.
• Ortografia: palavras terminadas em “r” e “l”.
• Produção textual: carta.
Unidade 4 – Nossa escola
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: Histórias em quadrinhos.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia, polissemia.
• Análise da língua: sílaba: onomatopeia.
• Ortografia: palavras escritas com “g” e “j”.
• Produção Textual: História em quadrinhos.
Unidade 5 – P de Poesia
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: poesia e quadrinha.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia, polissemia.
• Análise da língua: sílaba: substantivo (próprio e comum).
• Ortografia: palavras terminadas com til.
• Produção Textual: quadrinhas.


IV ETAPA
Unidade 8 – Histórias de sempre
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: conto.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: discurso direto, sinais de pontuação (travessão e dois-pontos)
• Ortografia: palavras escritas com “s” e “z”.
• Produção textual: conto.
Unidade 9 – Bichos do mato
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: anuncio e informativo.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: substantivo coletivo.
• Ortografia: sons do X.
• Produção textual: informativo.
Unidade 10 – Festas
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: narrativa, convite, imagem.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia.
• Análise da língua: adjetivos.
• Ortografia: palavras com “c”, “ç” e “ss”.
• Produção textual: convite.

PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 3ª ETAPA: I

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS

Unidade1- No mundo das palavras
• Tipos de texto: narração e poesia.
• Gêneros Textuais: narração e poesia.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: Letra maiúscula e minúscula. Ordem alfabética e verbete.
• Ortografia: palavras com sílabas terminadas em “r”.
• Produção textual: poema.










Unidade 2 – Se essa rua fosse minha
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: poesia, imagem
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia, polissemia e antonímia.
• Análise da língua: acentos agudo e circunflexo.
• Ortografia: palavras com sílabas terminadas em “s”.
• Produção textual: descritivo.


• Desenvolver habilidades e estratégias de leitura narrativas e de poesia.
• Perceber a intertextualidade ocorrida no poema.
• Interpretar o texto de forma crítica.
• Desenvolver o dedução do significado pelo contexto.
• Revisar o uso das letras maiúscula e minúscula dentro de um contexto, estabelecendo suas diferenças.
• Compreender a utilização do dicionário e a procura das palavras a partir da ordem alfabética e do estudo do verbete.
• Escrever corretamente palavras com sílabas terminadas em “r”.
• verificar o conceito de rima, verso e estrofe, identificando esses elementos no poema.

• Reconhecer as características específicas dos tipos de texto em estudo.
• Analisar criticamente e estruturalmente, os diversos gêneros textuais a fim de realizar interpretações literárias, inferenciais e críticas.
• Compreender a mensagem do poema.
• Desenvolver habilidades e estratégias de leitura de imagens e narrativas.
• Compreender um texto não-verbal.
• Realizar a compreensão e a interpretação do texto.
• Desenvolver a dedução do significado pelo contexto.
• Conhecer os acentos agudo e circunflexo.
• Sistematizar o uso do “s” no final de sílabas.
• Entender a finalidade de um texto descritivo.
• Demonstrar as características específicas dos tipos de textos em estudo.
• Realizar interpretações literais, inferenciais e críticas, através da análise estrutural dos diversos gêneros textuais.
• Analisar a mensagem do poema.
• Empregar os vários significados de uma mesma palavra.
• Utilizar corretamente as letras maiúsculas e minúsculas.
• Utilizar corretamente o dicionário.
• Fazer a separação silábica das palavras.
• Estruturar idéias de forma objetiva, seguindo o gênero literário explorado.



• Fazer previsões, levantamento de hipóteses, inferências e críticas de um texto.
• Refletir sobre algumas características estruturais do poema.
• Expor textos não-verbais para identificação das suas características.
• Observar os elementos que compõem as fotografias.
• Discutir sobre a rua onde se mora.
• Enumerar as características próprias de cada rua.
• Empregar os vários significados de uma mesma palavra, de acordo com o contexto.
• Observar a acentuação gráfica de algumas palavras da língua portuguesa.
• Exercitar a utilização do “s” no final das sílabas.
• Elaborar um texto descritivo, usando elementos pertencentes a esse texto. • Respeitar as diversas formas de expressão oral.
• Saber ouvir e esperar a vez de falar.
• Preocupar-se com a escrita correta das palavras.
• Valorizar a mensagem do poema.


















• Expor sua opinião com clareza.
• Respeitar as placas de sinalização.
• Locomover-se corretamente nas ruas.
• Empregar corretamente as palavras em diferentes contextos.
• Escrever seguindo as regras ortográficas, respeitando o uso dos acento agudo e circunflexo.
• Preocupar-se com a qualidade da própria escrita, tanto no que se refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.

PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 3ª ETAPA: II

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
Unidade 3 – A família da gente
• Tipos de texto: narração.
• Gêneros Textuais: narrativa.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia, polissemia e antonímia.
• Análise da língua: sílaba: separação (translineação) e divisão; classificação das palavras quanto ao número de sílabas.
• Ortografia: palavras terminadas em “r” e “l”.
• Produção textual: carta.










Unidade 4 – Nossa escola
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: Histórias em quadrinhos.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia, polissemia.
• Análise da língua: sílaba: onomatopeia.
• Ortografia: palavras escritas com “g” e “j”.
• Produção Textual: História em quadrinhos.

















Unidade 5 – P de Poesia
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: poesia e quadrinha.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia, polissemia.
• Análise da língua: sílaba: substantivo (próprio e comum).
• Ortografia: palavras terminadas com til.
• Produção Textual: quadrinhas.
• Entender as diversas composições de família atualmente.
• Desenvolver habilidades e estratégias de leitura e de poesias.
• Interpretar o texto de forma crítica.
• Desenvolver a dedução do significado pelo contexto.
• Compreender a função das palavras dentro de um contexto no sentido oposto e semelhante.
• Separar as sílabas corretamente e perceber a utilização da separação com organização espacial de um texto.
• Revisar a ortografia utilizada no 2º ano para a partir daí, construir novos conceitos.
• Reconhecer a estrutura de uma carta familiar: destinatário, remetente, lugar e despedida.


• Desenvolver habilidades e estratégias de leitura de imagens, narrativas e de poesia.
• Definir as características de uma história em quadrinhos.
• Realizar a compreensão e a interpretação do texto.
• Desenvolver a dedução do significado pelo contexto.
• Reconhecer o valor expressivo das onomatopeias e empregá-las adequadamente.
• Descriminar os grafemas “g” e “j”.
• Definir as características de uma história em quadrinho.
















• Reconhecer as características específicas dos tipos de texto em estudo.
• Verificar alguns aspectos do poema, como: rima, estrofe e verso.
• Identificar o poema pelo como ocupa o espaço na página.
• Reconhecer alguns poemas de origem popular (quadrinhas).
• Desenvolver a dedução do significado pelo contexto.
• Verificar o conceito de substantivo.
• Perceber que “til” não é acento, mas um indicador nasal.
• Fixar a estrutura da quadrinha. • Conversar sobre a família e suas diversas formas de composição.
• Realizar leituras orais e em grupo.
• Ler o texto, associando-o a fatos do cotidiano.
• Exercitar o emprego correto dos vários significados de uma palavra.
• Fazer a separação silábica das palavras de forma adequada.
• Trabalhar a classificação das palavras quanto ao número de sílabas.
• Exercitar a escrita correta das palavras com sílabas terminadas em “r” e “l”.
• Produzir textos utilizando estratégias da escrita , respeitando as características específicas de cada gênero.
• Expor os textos em estudo par o reconhecimento das suas características específicas.
• Compor uma história em quadrinho.
• Ler e interpretar textos.
• Empregar corretamente vários significados de uma mesma palavra.
• Empregar as onomatopeias de forma adequada.
• Exercitar o uso do “g” e do “j” nas palavras.
• Produzir textos utilizando estratégias da escrita , respeitando as características específicas de cada gênero.
• Produzir uma história em quadrinhos.











• Ler o poema, atento a sonoridade das palavras.
• Estabelecer semelhanças e diferenças os poemas.
• Reconstruir quadrinhas corretamente.
• Exercitar, através da leitura do poema a habilidade de expressar-se oralmente.
• Interpretar os poemas, observando as características de cada um.
• Conhecer e empregar o significado de uma mesma palavra.
• Distinguir substantivo próprio de comum.
• Refletir sobre o uso de letras maiúsculas em substantivos próprios.
• Constatar que a presença do “til”, em algumas palavras, pode mudar o sentido delas.
• Produzir uma quadrinha. • Respeitar e valorizar os diversos tipos de família.
• Preocupar-se com a escrita correta das palavras.
• Interessar-se pela escrita como instrumento de comunicação.
• Valorizar a comunicação informal (carta, bilhete, email, mensagens de celular) como forma de estabelecer e estreitar as relações interpessoais.













• Compreender a importância da leitura para o desenvolvimento da própria aprendizagem.
• Reconhecer as expressões fisionômicas e as onomatopeias.
• Interessar-se por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• Empregar corretamente as palavras.
• Utilizar os recursos da língua para se comunicar.
• Preocupar-se com a qualidade da própria escrita, tanto no que se refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.
• Reconhecer a história em quadrinho como um poderoso meio de comunicação.







• Valorizar a cultura popular.
• Manifestar sentimentos, ideias e opiniões.
• Utilizar corretamente os substantivos próprio e comum.
• Usar corretamente o “til”
• Interessar-se por ouvir manifestações da cultura popular.



PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 3ª ETAPA: III

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS

Unidade 6 – Histórias que o povo conta
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: conto.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica (compreensiva), sequência de fatos).
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: sinais de pontuação (ponto final, de exclamação e de interrogação).
• Ortografia: palavras escritas com “qu” e “gu”.
• Produção textual: conto.






Unidade 7 – Bom pra cachorro
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: narrativa, reportagem e anuncio.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: reticências.
• Ortografia: palavras escritas com “r” e “rr”.
• Produção textual: anuncio. • Desenvolver estratégias de leitura (antecipação, levantamento de hipóteses, etc)
• reconhecer as características específicas dos tipos de textos em estudo.
• Mobilizar os conhecimentos prévios acerca do tema da unidade.
• Analisar, criticamente e estruturalmente, os diversos gêneros textuais a fim de realizar interpretações literárias, inferenciais e críticas.
• Desenvolver a dedução do significado pelo contexto.
• Compreender o uso dos sinais para empregá-los adequadamente ao produzir um texto.
• Formular a escolha na decisão de uso do “gu” e “qu” a partir da escuta das palavras.
• Desenvolver e aprimorar a criatividade.
• Desenvolver estratégias de leitura (antecipação, levantamento de hipóteses, etc).
• Reconhecer os gêneros textuais.
• Reconhecer o objetivo com que esses textos são produzidos.
• Identificar os maios de comunicação em que podemos encontrar textos narrativos, informativos, publicitários.
• Compreender e interpretar o texto.
• Desenvolver o dedução do significado pelo contexto.
• Identificar a função das reticências em contextos diferentes.
• Perceber que entre vogais, para que a letra “r” represente o fonema /R/, ela deve ser dobrada.
• Distinguir os vários tipos de anúncios que são veiculados.
• Conversar sobre o hábito de contar e ouvir histórias.
• Ler contos populares.
• Exercitar a expressão oral, recontando a história.
• Sequenciar e narrar fatos dos textos estudados.
• Conhecer e empregar vários significados de uma mesma palavra.
• Perceber a importância dos sinais de pontuação em um texto.
• Confrontar os sons dos dígrafos “gu” e “qu”.
• Formar diminutivos trocando as letras “c” e “g” por “qu” e “gu”.
• Criar uma narrativa.






• Desenvolver a habilidade de previsibilidade, levantamento de hipóteses, inferências e criticidade de uma narrativa.
• Comparar as características de uma narrativa fictícia com as de uma narrativa informativa.
• Interpretar os textos, observando as características de cada um.
• Conhecer e empregar vários significados de uma mesma palavra.
• Utilizar as reticências em diversas situações.
• Concluir que a letra “r” tem sons diferentes, dependendo do contexto em que aparece a palavra.
• Criar um anuncio classificado. • Emitir opiniões sobre o hábito de ouvir e contar histórias.
• Utilizar os sinais de pontuação coerentemente, de acordo com o sentido e contexto da frase.
• Preocupar-se com a escrita correta das palavras.
• Desenvolver o gosto pela produção escrita.















• Interessar-se por ler e ouvir a leitura especialmente de textos informativos e literários e compartilhar opiniões, ideias e preferências.
• Valorizar os animais os animais e reconhecê-los por meios de suas características.
• Relatar fatos ocorridos com animais, ressaltando a importância deles para o homem.
• Estimular o desenvolvimento pela escrita ortograficamente correta.





PLANEJAMENTO ANUAL – 2010

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 3ª ETAPA: IV

UNIDADE/CONTEÚDO OBJ. CONCEITUAIS OBJ. PROCEDIMENTAIS OBJ. ATITUDINAIS
Unidade 8 – Histórias de sempre
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: conto.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: discurso direto, sinais de pontuação (travessão e dois-pontos)
• Ortografia: palavras escritas com “s” e “z”.
• Produção textual: conto.











Unidade 9 – Bichos do mato
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: anuncio e informativo.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia e polissemia.
• Análise da língua: substantivo coletivo.
• Ortografia: sons do X.
• Produção textual: informativo.


















Unidade 10 – Festas
• Tipos de texto: narração e descrição.
• Gêneros Textuais: narrativa, convite, imagem.
• Interpretação: literal, inferencial, crítica.
• Vocabulário: sinonímia.
• Análise da língua: adjetivos.
• Ortografia: palavras com “c”, “ç” e “ss”.
• Produção textual: convite. • Mobilizar alguns conhecimentos prévios acerca do tema.
• Perceber os elementos que constituem a capa de um livro.
• Reconhecer um conto de fadas.
• Desenvolver a compreensão e a interpretação do texto.
• Desenvolver a dedução do significado pelo contexto.
• Identificar o discurso direto como recurso que torna o texto mais dinâmico ao evidenciar a fala das personagens.
• Entender uma das utilidades dos dois-pontos e do travessão.
• Refletir sobre o uso do “s” e do “z” na formação de diminutivos.
• Produzir um texto, utilizando estratégias da escrita e respeitando as características do gênero proposto.




• Mobilizar os conhecimentos de mundo a cerca do tema.
• Perceber as características básicas de um anuncio publicitário.
• Emitir opiniões sobre os motivos da extinção de determinadas espécies.
• Desenvolver a dedução do significado pelo contexto.
• Refletir sobre o conceito de substantivo coletivo.
• Perceber os vários sons que o “x” pode representar.
• Conhecer as características de um texto informativo.
















• Refletir sobre o tema da unidade.
• Reconhecer alguns elementos de uma narrativa.
• Conhecer os elementos pertencentes a um convite de casamento.
• Desenvolver a capacidade de observação crítica de uma tela.
• Desenvolver a dedução pelo contexto.
• Refletir sobre o conceito e a função do adjetivo.
• Sistematizar critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras com “c”, “ç” e “ss”.
• Produzir textos com as características do gênero em estudo.
• Conversar sobre contos de fadas.
• Explorar alguns elementos da narrativa.
• Comparar os contos apresentados na unidade.
• Conhecer e empregar vários significados de uma mesma palavra.
• Utilizar o discurso direto no texto.
• Sistematizar o uso dos dois-pontos e do travessão nos diálogos.
• Distinguir e comparar o uso das letras “s” e “z” nas palavras.
• Elaborar um conto de fadas.






• Refletir sobre o tema.
• Ampliar a capacidade de leitura de textos informativos.
• Ler e compreender um texto informativo.
• Conhecer e empregar vários significados de uma mesma palavra.
• Ter contato com uma lista com os substantivos coletivos mais comuns.
• Exercitar a utilização do “x” em várias palavras representadas por diferentes sons.
















• Desenvolver a expressão oral.
• Ampliar a fluência da leitura.
• Exercitar a imaginação e a criatividade.
• Comparar o uso social de um convite com o de uma narrativa.
• Exercitar a compreensão e interpretação de texto.
• Conhecer e empregar o significado de uma mesma palavra.
• Perceber a importância do adjetivo na caracterização de objetos, seres, lugares, etc.
• Perceber as regularidades do uso do “c”, “ç” e “ss”.
• Criar uma narrativa literária, narrada em primeira pessoa. • Interessar-se em tomar emprestado livros do acervo da biblioteca.
• Reconhecer a importância da pontuação correta para a interpretação de um texto.
• Preocupar-se com a escrita correta das palavras.
• Valorizar a escrita como um importante meio de expressão.















• Interessar-se por ler e ouvir a leitura especialmente de textos informativos e literários e compartilhar opiniões, ideias e preferências.
• Empregar o substantivo coletivo como elemento coesivo.
• Preocupar-se com a escrita correta das palavras.
• Desenvolver a capacidade de realizar tarefas em dupla e em grupo.


















• Expressar-se oralmente.
• Utilizar a língua como instrumento de comunicação.
• Preocupar-se com a escrita correta das palavras.
• Enriquecer ideias na produção de textos e frases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário