domingo, 22 de março de 2009

Atividades Complementares

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DITADOS - Constatação do desempenho ortográfico, atribuindo notas. Exposição das palavras ditadas num “Mural Ortográfico”

LETRA E MÚSICA – Conhecer gêneros e compositores musicais, trabalhando a discriminação auditiva, enriquecendo a cultura, ortografia e leitura.

CONVERSAS EM RODA – Conversas sobre temas polêmicos, incentivando a oralidade e livre expressão, a partir de uma figura indicada pela professora.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Incentivo à leitura e interpretação, com a apresentação de trabalhos, desenhos, conversas e pequenas peças. Leitura coletiva diária.

PRODUÇÃO TEXTUAL – Acompanhamento da escrita, organização de idéias e coerência textual. Reescrita e criação de textos, automatizando a escrita.

PERSONALIDADES – Conhecer grandes nomes da música, escritores brasileiros, pintores, cientistas, atores e educadores que tiveram ótimas contribuições para sociedade.

LEITURA INFORMATIVA – Toda segunda-feira levar jornal para sala. Separar por grupos, de acordo com os cadernos do jornal. Apresentarão a noticia que mais achara importante.

ARTES – Integração da turma, pintura, recorte e colagem. Associação a textos e conteúdos.


LETRA E MÚSICA

Objetivo:
Conhecer gêneros e compositores musicais, trabalhar a discriminação auditiva, enriquecer a cultura, ortografia, interpretação e leitura.

Metodologia:
· Escolher um compositor a cada mês, apresentando uma nova música a cada semana, totalizando 4 músicas.
· Introdução sobre a vida e obra do compositor, pedindo para que os alunos perguntem aos pais e/ou tragam uma pesquisa no caderno.
· Expor a letra da música na lousa ou cartolina, pedir para que os alunos leiam e imaginem como poderia ser o ritmo.
· Depois de cantar é questionado sobre do que fala a música, quem canta, onde acontece e por que.
· Pode-se escrever a música faltando lacunas e espalhando entre os alunos palavras que encaixam na letra.

Sugestões de compositores:

Toquinho
Caetano Veloso (linda, leãozinho, luz do sol)
Raul Seixas (cowboy, escola)
Chico Buarque (ta vendo aquele prédio moço...)
Tim Maia
Tom Jobim
Elis Regina
Luís Gonzaga
Gilberto Gil (paz)





CONVERSAS ABERTA

Objetivo:
Estabelecer conversas sobre temas polêmicos, incentivar a oralidade e livre expressão, a partir de uma figura indicada pela professora.
Formar opiniões críticas a cerca de vários temas polêmicos que existem na vida do aluno.
Incentivar a livre produção textual.

Metodologia:
· Levar uma foto de jornais e/ou revistas por semana, com uma imagem polêmica.
· Expor e incentivar o diálogo, sempre fazendo perguntas que confundam e mexam com a imaginação do aluno.
· Escrever coletivamente pontos importantes citados dos alunos, marcando idéias.
· Fazer perguntas de opinião pessoal, pedindo que escrevam no caderno.
· Pode-se pedir que criem ou descrevam uma história com o tema gerador.

Sugestões:

Trabalho infantil
Drogas
Sexo: preservativo e doenças
Bebida alcoólica
Roubar e/ou Pedir
Polícia
Família
Escola



CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Objetivo:
Incentivar o prazer pela leitura, desenvolver a interpretação.
Resgatar histórias infantis e clássicas, incentivar a imaginação e criatividade.
Conhecer diversos gêneros literários.

Metodologia:
· Escolher um gênero literário por mês: contos infantis, fábulas, poesia, prosa.
· Apresentar 2x por semana, ou até diariamente uma nova história, que será contada pela professora em sala.
· Depois é incentivada a oralidade. Se gostaram, qual a melhor e pior parte, que outro final você daria.
· Passar novamente as páginas pedindo que os alunos recontem a história, baseando-se nas figuras.
· Escrever na lousa os acontecimentos, ditados pelos alunos.
· Apresentação de trabalhos, desenhos, conversas.
· Produção de pequenas peças.
· No caderno farão resenha, respondendo as perguntas:
Título
Personagens: Quem?
Tempo: Quando?
Localização: Onde?
Porque?
Moral da história.

Sugestões:
Fábulas: O patinho feio, A tartaruga e a lebre, A galinha dos ovos de ouro, Músicos de Bremen, O leão e o camundongo, a cigarra e a formiga.
Clássicos: A bela adormecida, Branca de neve, Rapunzel.
Novas histórias: Marcelo, martelo, marmelo, Quem casa quer casa, Bom dia todas as cores.


PERSONALIDADES

Objetivo:
Conhecer grandes nomes da música, escritores brasileiros, pintores, cientistas, atores e educadores que tiveram ótimas contribuições para sociedade.
Prestigiar a cultura e arte popular, nacional e internacional.



Metodologia:
· Conhecer uma personalidade por mês, abordando sobre a vida e obra.
· Exposição de textos, trabalhos e pesquisas
· Apresentação de vídeos
· Contextualizar o tempo da vida da personalidade em pauta
· Pedir resenhas de filme/música, ampliação/fotografia de obras.
· Observação e recriação de alguns trabalhos e obras.

Sugestões:

Judas Iscariotes (mês da bíblia)
Machado de Assis (100 anos de morte)
Carlos Drummond Andrade
Cecília Meireles
Monteiro Lobato
Patativa do Assaré
Padre Cícero
Betinho
Portinari
Leonardo da Vinci
Oswaldo Cruz
Santos Dumont
Charlie Chaplin



LEITURA INFORMATIVA

Objetivo:
Levar informação. Gerar curiosidade por acontecimentos diários da nossa cidade, estado e país.
Desenvolver a leitura e resumo.


Metodologia
· Toda segunda-feira levar jornal para sala. Separar por grupos, de acordo com os cadernos do jornal. Os grupos lerão e depois apresentarão a noticia que mais achara importante.
· Contextualizar notícias a disciplinas em sala.


Sugestões:
O Povo / Diário do Nordeste
Caderno principal
Classificados
Fofocas
Política
Vida e Arte




Nenhum comentário:

Postar um comentário