domingo, 22 de março de 2009

JUSTIFICATIVA

O projeto “ESCOLA LIMPA” é de grande importância para que crianças e jovens criem e reproduzam uma cultura, dentro e fora da escola, de limpeza. Jogando o lixo na lixeira e ajudando a preservar o meio ambiente.


OBJETIVOS

ü Tornar o aluno responsável pela limpeza do seu próprio espaço;
ü Desenvolver o hábito de não jogar lixo em vias públicas;
ü Conhecer as possibilidades de reciclagem;
ü Aproveitar o papel que é jogado na lixeira da escola;
ü Conhecer o tempo de decomposição de alguns materiais que poderiam ser reciclados
ü Conscientizar a escola como um todo dos prejuízos que o lixo traz.
ü Construir um tratado de cooperação em toda a escola, trabalhando por um objetivo.


AÇÕES


1. Observar a cultura das pessoas que moram e estudam perto da escola.
O que fazem com o lixo que produzem? Ajudam na conservação da limpeza da cidade?
2. Discussão coletiva do que foi observado, refletindo a própria prática e conceitos.
3. Organizar um pequeno mutirão, onde cada aluno receberá uma luva e sacos para que possam juntar todos os papéis de bombom e sacos de pipoca, enfim, todo o lixo que já jogaram no chão.
4. Depois do mutirão continuaremos observando como está a limpeza da rua e da escola.
5. Produzir, junto aos alunos, um ofício para a Secretaria Regional II, explicando a situação da rua em que se encontra a escola. Solicitando o recolhimento do lixo acumulado em frente à escola. Além de instalação de lixeiras públicas.
6. Produções de cartazes para conscientizar os alunos de outras séries, da importância de jogar o lixo na lixeira.
7. Palestras, desenvolvidas pelos próprios alunos, explicando o Projeto e convidando toda a escola a participar dessa corrente.
8. Desenvolver ações para que a reciclagem de papéis seja possível na escola, fazendo com que os alunos adquiram o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga em vias públicas.
9. Os alunos serão responsáveis de fiscalizar.
10. As salas de aula deverão estar limpas e organizadas todo final de aula, reservando 5’minutos diários para que os alunos ajudem nessa tarefa.


PORTUGUÊS

Produções textuais – individual e coletiva.
Palavras geradoras
Leitura do livro paradidático: “O lixo é um tesouro”.
Resenha
Reutilização x Reciclagem
Pesquisas
Seminário
Observações e anotações
Conversas críticas, de opinião

MATEMÁTICA

Tempo – Decomposição de materiais
Século, meses. Previsão de decomposição.

GEOGRAFIA


Meu Bairro;
Minha escola.

ARTES

Fotografia
Ampliação e redução
Desenho
Transformação do lixo

CIÊNCIAS

Decomposição do lixo
Transformação de matérias
Aterros sanitários
Contaminação do solo
Hábitos de higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário