quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Raposa
Existiu um Lenhador que acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite.
Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança.
Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho.
Todas as noites ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada.
Os vizinhos do Lenhador alertavam que a Raposa era um bicho, um animal selvagem; e portando, não era confiável.
Quando ela sentisse fome comeria a criança.
O Lenhador sempre retrucando com os vizinhos falava que isso era uma grande bobagem.
A raposa era sua amiga e jamais faria isso.
Os vizinhos insistiam:
- "Lenhador abra os olhos! A Raposa vai comer seu filho.”
- "Quando sentir fome comerá seu filho! "
Um dia o Lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários - ao chegar em casa viu a Raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensangüentada ...
O Lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa...
Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranqüilamente e ao lado do berço uma cobra morta ...
O Lenhador enterrou o Machado e a Raposa juntos...
Se você confia em alguém, não importa o que os outros pensem a respeito, siga sempre o seu caminho e não se deixe influenciar... mas principalmente nunca tome decisões precipitadas...

01 – Marque que tipo de texto é “A raposa” :
A) Poesia B) Comédia C) Fábula D) Conto
02 – Quais os personagens do texto?
03 – O que os vizinhos diziam para o homem?
04 – Relacione o vocabulário:
(1) Retornar ( ) Avisavam
(2) Alertavam ( ) Cansado
(3) Exausto ( ) Voltar
05- Que lição o texto nos traz?
06– No final da história, como ficou:
A) O lenhador: ____________________ B) A raposa: _________________
07 – Quem tinha razão, o homem ou os vizinhos? Por quê?



O Vendedor balões
Era uma vez um velho homem que vendia balões numa quermesse.
Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de jovens compradores de balões.
Havia ali perto um menino negro. Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões.
Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco.
Todos foram subindo até sumirem de vista. O menino, de olhar atento, seguia a cada um. Ficava imaginando mil coisas...Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto.
Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou:
- Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?
O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse:
- Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir.

01 – Quem são os personagens do texto?
02 - Quais as cores dos balões que o homem soltou?
03 – Diga duas características do:
A) Homem: B) Menino:
04 – Relacione o vocabulário:
(1) Compreensivamente ( ) Olhando, gostando.
(2) Apreciando ( ) Com calma, entendendo
(3) Atento ( ) Com atenção
05 – O que aborrecia o menino?
06 – Que lição o texto nos traz?
07 – No texto: “o que está dentro dele que o faz subir”. Se nós fossemos balões, o que temos que ter dentro da gente para que possamos viver feliz, crescer e subir? Diga 4 coisas.
08 – Escreva o que você acha sobre o PRECONCEITO:



SOL: LUZ E VIDA
O Sol é a estrela mais próxima da terra. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por gases: hidrogênio e hélio, e está beeeem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros.
Sua luz leva pouco mais de oito minutos para atingir a superfície terrestre.
Os raios de Sol são fontes de vida e de energia essenciais para a Terra. Ele serve para impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva), estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).
01 - Leia o texto e responda:

a) – O Sol é formado por quais gases?
b) – Qual a distância do Sol até a Terra?
c) – Em quanto tempo a luz do Sol demora a chegar até a Terra?

02 – Escreva 2 (duas) características do Sol.

03 – Como seria o nosso planeta se NÃO existisse o Sol?


04 – Escreva V para verdadeiro e F para falso:

( ) O Sol é a estrela mais próxima da terra.
( ) Mesmo sem Sol nós poderíamos viver.
( ) O sol é a nossa maior estrela.

05 – Em quanto tempo a Terra gasta para:

a) Dar a volta em torno do Sol? _________________ = ______ ANO

b) Dar uma volta em torno dela mesma? __________ = ______ DIA

c) Quantos meses tem 1 ano? ____________ meses.


06 – Que horas??
O sol nasce? ________horas b) O sol se põe? _________horas


07– O dia tem 24 horas. Circule e separe as horas: manhã, tarde, noite e madrugada:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24





Bom Trabalho  !!




No Brasil trabalham mais de três milhões de crianças e adolescentes”.
A idade mínima para o trabalho no Brasil é de 14 anos, como aprendiz. Porém, segundo a Pesquisa Nacional havia 3 milhões de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos trabalhando. Na faixa dos 5 a 9 anos de idade, são 280 mil crianças. No país inteiro, a média é que das famílias com crianças há, pelo menos, uma que trabalha.
O trabalho infantil no Brasil está diretamente relacionado às condições de vida das famílias. Geralmente, estas crianças ajudam para complementar a renda familiar.
E, por ajudarem no sustento da família, as crianças que trabalham podem acabar enfrentando sérios problemas em sua educação. As estatísticas mostram que na idade escolar (dos 7 aos 17 anos), as crianças que trabalham estão atrasadas.
O trabalho infantil toma um tempo que as crianças utilizariam para estudar, descansar ou, o que é muito importante: brincar! A falta de qualquer uma dessas atividades compromete o bom rendimento escolar.
As crianças que repetem o ano escolar ficam atrasadas em relação às outras crianças da mesma idade. Isso pode gerar um círculo vicioso: por ter repetido a série, a criança pode acabar abandonando os estudos para se dedicar de vez ao trabalho, já que muitas vezes recai sobre ela o rótulo de “fracassada” por não ter aprendido.

Leia o texto e responda as perguntas abaixo:
01 – Qual a idade mínima permitida para começar a trabalhar?
02 – A pesquisa mostra que trabalham mais crianças ou adolescentes no Brasil?




03 - Qual é o principal motivo para que essas crianças estejam trabalhando?
04 – Quais as conseqüências que as crianças que trabalham podem ter?
05 - Explique o que quer dizer o “círculo vicioso” que o texto fala.
06 – Na sua opinião, criança pode trabalhar? Por que
A ESCOLA

"Escola é...

O lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha que estuda que se alegra se conhece se estima.
O diretor é gente, O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos,
educar-se, ser feliz."


LEIA O TEXTO E RESPONDA:
01 – O que representa a escola para você?
02 – Pesquise e diga o nome das pessoas que trabalham na escola:
A) Diretora: ___________________ D) Coordenadora: ____________________
B) Coordenadora: _______________ E) Secretária: _______________________
C) Merendeira: _________________ F)Porteiro: __________________________
03 – Como é uma pessoa que parece com tijolo?
04 – Relacione:
(1) Conviver ( ) Pessoa que trabalha
(2) Camaradagem ( ) Viver junto, perto.
(3) Funcionário ( ) Ser amigo
05 – No trecho do texto: “Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só”. O sentido da palavra grifada é:
A) Gelado B) Temperatura baixa, fria. C) Sem sentimentos
06 – Em: “Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários...”. Que horários são esses?
07 – Escreva como seria a escola dos seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário